domingo, 16 de junho de 2013

DIETA

                                                                                    

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
1.       Substituir alimentos processados pelos integrais, tais como: pães, massas, arroz.
2.       Beber muita água pelo menos 8-10 copos por dia;
3.       Diminuir a quantidade de sal;
4.       Diminuir a quantidade de açúcar;
5.       Fracione as refeições coma poucas quantidades pelo menos 6x ao dia;
6.       Para diminuir o inchaço pós-cirúrgico fuja das bebidas alcoólicas, cafeína e refrigerantes e opte pelo chá verde que pode ser consumido quente ou gelado. No mercado existe a marca feel good que é excelente.
7.       Optar por alimentos light que possuem reduzido teor de calorias, gorduras, açúcares, colesterol e sódio, Ex.: substituir o queijo amarelo pelo branco, a manteiga pelo azeite.
8.       Consuma probióticos como exemplo Yakut e assemelhados que ajudam no equilíbrio da flora intestinal;
9.       Ingira alimentos ricos em ômega 3 “ gordura do bem”como salmão, sardinha, alcachofra, cavala entre outras espécies marinhas;
10.   Coma muitas frutas, verduras e legumes todos os dias.

Exemplo dieta saudável:
·         Café da manhã: Um sanduiche de pão integral com queijo branco ou ovo de capoeira, uma xícara de café com leite desnatado ou um copo de suco. Sempre usar adoçante.

·         Lanche: uma fruta (maça, pera, uma fatia de mamão, melão ou melancia são ótimas opções);

·         Almoço: Carne, frango ou peixe grelhado no azeite, uma colher de servir de arroz integral, uma concha pequena de feijão de preferencia verde e salada à vontade.

·         Lanche: um pacotinho de club social integral (ou assemelhado) ou uma fruta ou uma barra de cereal, ou um picolé de fruta.

·         Jantar: Uma omelete feita com 1 ovo, queijo branco, peito de peru e tomate ou salada + proteína (carne, frango ou peixe) ou uma rodela média de inhame + ovo mexido ou um prato de sopa de legumes + uma fatia de pão de forma integral com requeijão light.

·         Ceia: Uma xícara de chá; ou um iogurte light; ou uma xícara de leite com achocolatado light; ou uma fruta pequena.
·         Obs.: No preparo dos alimentos optar por azeite ou manteiga light. Se tiver problema com gases substituir o leite tradicional por leite de soja ou sem lactose.
                                                   
www.drfelipemendonca.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário