domingo, 30 de junho de 2013

LIPOASPIRAÇÃO


LIPOASPIRAÇÃO


A lipoaspiração conquista cada vez mais adeptas, tornando-se acessível também para mulheres com pouco dinheiro, mas que buscam uma forma física perfeita. A popularização dessa cirurgia, contudo, motivou o surgimento de clinicas com infraestrutura precária, onde as pacientes enfrentam muitos riscos. Por isso deve-se pensar bem onde e com quem você ira realizar sua cirurgia. A lipoaspiração é a retirada do excesso de gordura que atrapalha a harmonia do contorno corporal, não pode ser confundida como uma forma de emagrecimento.

Dúvidas frequentes no consultório:
1.      Quando é indicado fazer uma lipoaspiração?
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para pessoas que tem um acumulo de gordura localizada e que a paciente não consegue eliminar através da combinação de dieta e exercícios físicos.   
2. Ela é a única forma de eliminar a gordura localizada?
Na maioria dos casos, sim.  Isso acontece quando uma pessoa perdeu todo o excesso de peso, mas o volume de gordura concentrado em algum lugar continua. Acontece principalmente nos flancos e culotes, onde costuma restar uma gordura que é difícil de perder da forma convencional.
 3. Em que casos a cirurgia não deve ser feita?
As principais contraindicações referem-se a casos de pacientes que tenham excesso exagerado de peso ou muita flacidez de pele. Se a pessoa não apresenta condições clinicas adequada, quando tem hipertensão, alergia severa ou arritmia, por exemplo, o procedimento também é desaconselhado. É importante se certificar de que a pessoa tenha tentado outros métodos antes. Caso confirmada a necessidade, o procedimento pode ser feito a partir dos 17 ou 18 anos.
4. É necessária a realização de exames prévios?
O paciente deve ser submetido a todos os exames que são obrigatórios antes de qualquer outro tipo de cirurgia. É imprescindível a realização de uma boa avaliação clinica
5. Como é possível saber se o local escolhido e o médico são confiáveis?
 O mais importante é consultar o CRM-AL para saber em qual especialidade o médico escolhido está registrado. Outra forma de checar se o médico é cirurgião plástico é pelo site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br)
 6. Quais complicações são mais comuns durante o procedimento?
A lipoaspiração é uma cirurgia como outra qualquer e, por isso, apresenta sérios riscos. Entre as complicações estão à embolia (quando uma placa de gordura ou de sangue se desloca e obstrui outro local) e as reações alérgicas anafiláticas. Por isso a importância de um pre operatório bem feito
  7. Como funciona o processo de recuperação do paciente?
Se a pessoa realizou um procedimento leve, em poucos locais, o processo de recuperação costuma ser bastante tranquilo. Nos dez primeiros dias, o paciente deve evitar praticar exercícios físicos pesados, como levantar peso ou fazer longas caminhadas. É importante ainda observar o aparecimento de manchas roxas. Caso diagnosticado, o paciente deve evitar tomar sol até que elas desapareçam. Além disso, os médicos também indicam o uso de malhas de compressão, para evitar um edema, além de sessões de drenagem linfática, para amenizar o inchaço.
 8. E possível fazer lipoaspiração em qualquer parte do corpo? Até quantos quilos dá para eliminar com a operação?
Teoricamente você pode fazer o procedimento em todas as partes. Quanto aos quilos a serem eliminados, o CRM estabelece que até 7% do peso corpóreo do paciente pode ser retirado. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70 quilos pode aspirar, no máximo, 4,5 quilos. Normalmente os médicos mais cuidadosos não chegam nem a esse limite. Observou-se que o risco de morte diminuiu por conta dessa limitação. Se a quantidade estabelecida for excedida, o paciente pode apresentar desidratação e anemia, provocadas pela perda de grandes quantidades de sangue, eletrólitos, potássio e sódio.
 9. Quais são as técnicas existentes para a realização da cirurgia?
Existem vários diâmetros diferentes de cânula, o instrumento usado para retirar a gordura. Algumas são mais grossas; outras, mais finas. Além disso, foram criados novos aparelhos de ultrassom, vibratórios e com laser. Esses novos métodos facilitaram apenas a vida do medico, já que destroem a gordura de forma mais rápida. "Nomes como: lipo light' são pura fantasia. O resultado final é sempre o mesmo".
 10. Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Os dois termos são praticamente sinônimos. Na lipoaspiração, apenas retira-se a gordura de um determinado local do corpo. Na lipoescultura, o medico usa a mesma gordura retirada na lipoaspiração e a enxerta em outro lugar que o paciente desejar remodelar ou preencher.



domingo, 23 de junho de 2013

QUEIMADURAS

QUEIMADURAS,
TEMA SEMPRE ATUAL E FREQUENTE, PRINCIPALMENTE NA ÉPOCA DE FESTAS JUNINAS:
A queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns e caracteriza-se por lesões nos tecidos que envolvem diversas camadas do corpo como a pele e suas camadas, cabelos, pelos músculos e olhos entre outros. Elas são causadas pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes, mas podem ser causadas também por substâncias biológicas (caravelas e águas-vivas); químicas (ácidos soda cáustica e outros); Emanações radioativas (raios infravermelhos e ultravioletas) ou pela eletricidade.
Portanto, as queimaduras podem ter origem térmica, química, radioativa ou elétrica. Saber diferenciar os tipos de queimadura é muito importante para que os primeiros socorros sejam realizados corretamente.
Tipos de queimaduras:
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o tipo de lesão causada.
Queimadura de Primeiro Grau: A lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele (epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço, calor local e dor. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo é considerada grave.
Queimadura de Segundo Grau: A lesão atinge as camadas mais profundas da pele (derme). A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas, inchaço e dor são intensos. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, pode ocorrer também, perda de água e de sais minerais e provocar um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causado pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
Queimaduras de Terceiro Grau: Nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada. Normalmente requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirada de outras regiões do corpo.
Procedimentos em casos de queimadura:
Se a queimadura for causada por líquido superaquecido (água quente, alimentos quentes):
·         Esfrie imediatamente a área queimada com água gelada (de preferência) ou água corrente com a finalidade de neutralizar a ação do calor
·         Isole ou proteja a área queimada com um pano limpo
·         Não alimente a vítima
·         Encaminhe imediatamente a vítima para o hospital
Se a queimadura for causada por substância inflamável (álcool, gasolina, thinner):
o    Apague a chama com um pano limpo úmido (de preferência)
o    Esfrie a lesão com água gelada ou corrente
o    Proteja a área queimada com um pano limpo
o    Não alimente a vítima
o    Encaminhe imediatamente a vítima para o hospital
Se a queimadura for causada por substância química (ácidos e bases):
o    Lave exaustivamente a área queimada com água corrente
o    Proteja a área queimada com um pano limpo
o    Não alimente a vítima
Se a queimadura for causada por corrente elétrica (fios e tomadas descobertas):
o    Desligue a fonte de energia (chave elétrica) ou afaste a fonte de energia (fio elétrico) com um isolante (pedaço de madeira), antes de socorrer a vítima.
Se a queimadura for causada por agentes biológicos (água-viva, caravela):
o    Lave a área queimada com água corrente
o    Proteja a área queimada com um pano limpo
Se a queimadura for causada por fogos de artifício:
Explosivos:
o    Além da queimadura, existe nesse tipo de trauma a laceração e a perda de tecidos associados à lesão. É bastante comum a amputação dos dedos e até mesmo da mão, e a lesão das estruturas ósseas, entre outros traumas, com presença de hemorragia.
o    Proteja a área queimada com um pano limpo
o    Caso haja lesão da mão ou dos dedos, eleve o braço para diminuir a hemorragia.
Não explosivos:
o    Esfrie a área queimada com água gelada ou corrente
o    Proteja a lesão com um pano limpo
o    Em todos os casos, encaminhar o paciente para um hospital.
o    Acione o Corpo de Bombeiros Militar imediatamente pelo telefone de emergência, 193.
Cuidados básicos com as crianças
As crianças menores de cinco anos correm mais riscos devido a vários fatores como possuírem pele mais fina, tempo de reação, pouca agilidade e principalmente a curiosidade. Por isso, alguns cuidados devem ser observados:
o    Não prepare alimentos quentes com a criança nos braços ou no colo
o    Mantenha as crianças longe da cozinha, principalmente na hora do preparo das refeições. A maior parte das queimaduras causadas por líquidos superaquecidos ocorrem nesse intervalo de tempo
o    Não deixe ao alcance das crianças substâncias inflamáveis utilizadas para limpeza, como o álcool. Guarde-as em local seguro. Por produzirem chama, quando em combustão, essas substâncias servem de atrativo para as crianças, especialmente na época das festas juninas.
o    Não deixe crianças soltar fogos de artifício, principalmente do tipo explosivo. Além das queimaduras, eles causam lesões graves nas mãos, nem sempre passíveis de recuperação.
o    Não deixe fios e tomadas descobertos porque podem causar lesões graves nas mãos e boca das crianças
o    Não exponha a criança ao sol por muito tempo, principalmente entre 10h e 15 horas.

Crianças abaixo de um ano:
o    Não segure a criança no colo enquanto estiver ingerindo líquido quente ou cozinhando
o    Evite aquecer a mamadeira ou os alimentos no forno de micro-ondas, pois o aquecimento não é uniforme.
o    Teste a água do banho com o dorso da mão ou com termômetro, antes de molhar a criança.
o    Mantenha objetos aquecidos, como ferros de passar e pranchas de cabelo, além de cigarros, longe do alcance da criança.
o    Mantenha produtos de limpeza fora do alcance das crianças
o    Use protetor nas tomadas elétricas
Crianças com idade entre 1 e 3 anos:
o    Nunca deixe a criança sozinha na banheira. Elas podem ligar a água quente, cair ou se afogar rapidamente.
o    Ensine a criança a não puxar objetos como toalha de mesa, fios e outros.
o    Deixar os cabos das panelas voltados para o lado interno do fogão. Não permitir a presença de crianças próximas ao fogão e churrasqueiras
Crianças com idade entre 3 e 5 anos:
o    Nessa idade, elas podem começar a ser treinadas na prevenção de incêndios e queimaduras, pois já têm idade para reconhecer o som de um detector de fumaça.
o    Use apenas isqueiros com dispositivo protetor de acendimento acidental
o    Ensine à criança as diferenças entre brinquedo e palito de fósforo
Crianças com idade entre 5 e 12 anos:
o    Planeje e pratique as saídas em caso de incêndio
o    Converse sobre a segurança na cozinha
o    Ensine a elas como usar o microondas, forno elétrico e aquecedores.
o    Mantenha líquidos inflamáveis fora de vista e de acesso
Cuidados gerais:
o    Evite fumar, principalmente deitado.
o    Utilize cinzeiros fundos e com proteção lateral
o    Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral. Nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Toda vítima de queimadura elétrica deve ser levada ao hospital
o    Evite manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos, churrasqueiras e fogueiras.
o    Não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo, na forma de jato, devido ao risco de explosão.
o    Investigue vazamentos de gás. Feche a válvula do botijão antes de sair de casa e antes de ir dormir
o    Mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical
o    Manipule os fogos de artifício com cuidado
o    Evite o uso de bronzeadores caseiros
o    Nunca considere uma queimadura, um acidente sem importância.
o    Fogo e bebida não combinam. Evite.

ATENÇÃO: O que NÃO fazer em caso de queimadura:
o    Nunca aplique produto caseiro como sal, açúcar, pó de café, pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar um diagnóstico mais preciso. As soluções caseiras para diminuir a dor e a ardência das queimaduras podem piorar e até causar infecção no local atingido
o    Não tente tratar a vítima sem ter o conhecimento médico-científico necessária para a cura da lesão
o    Não aplique gelo diretamente sobre o local, pois isso pode piorar a queimadura.
o    Se houver roupa grudada na região da queimadura, não remova. Apenas corte a mesma ao redor da lesão
o    Nunca fure as bolhas
o    Não demore em pedir auxílio especializado, em caso de dúvida, sempre procure o hospital. Quando mais tardio for o início do tratamento, pior. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés são sempre considerados graves, devendo ser procurado atendimento hospitalar imediatamente.
o    Evite também pomadas ou remédios naturais, assim como qualquer medicação que não for prescrita por médicos.
o    Em caso de ingestão de produtos cáusticos ou queimaduras em boca e olhos, lavar o local com bastante água corrente e procurar atendimento médico imediato.
o    Não toque a área afetada

o    Não respirar a fumaça em caso de incêndios. Lembre-se que a inalação de fumaça pode causar queimaduras nos pulmões e brônquios, mesmo que não haja queimadura externa visível. Caso o ambiente esteja com muita fumaça, pode-se diminuir a inalação com um pano molhado próximo do nariz e boca e se locomovendo de agachado, com o nariz bem próximo ao chão, onde a concentração de fumaça é menor.
o    Não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está aderida à pele queimada.
o    Não cubra a queimadura com algodão

domingo, 16 de junho de 2013

DIETA

                                                                                    

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
1.       Substituir alimentos processados pelos integrais, tais como: pães, massas, arroz.
2.       Beber muita água pelo menos 8-10 copos por dia;
3.       Diminuir a quantidade de sal;
4.       Diminuir a quantidade de açúcar;
5.       Fracione as refeições coma poucas quantidades pelo menos 6x ao dia;
6.       Para diminuir o inchaço pós-cirúrgico fuja das bebidas alcoólicas, cafeína e refrigerantes e opte pelo chá verde que pode ser consumido quente ou gelado. No mercado existe a marca feel good que é excelente.
7.       Optar por alimentos light que possuem reduzido teor de calorias, gorduras, açúcares, colesterol e sódio, Ex.: substituir o queijo amarelo pelo branco, a manteiga pelo azeite.
8.       Consuma probióticos como exemplo Yakut e assemelhados que ajudam no equilíbrio da flora intestinal;
9.       Ingira alimentos ricos em ômega 3 “ gordura do bem”como salmão, sardinha, alcachofra, cavala entre outras espécies marinhas;
10.   Coma muitas frutas, verduras e legumes todos os dias.

Exemplo dieta saudável:
·         Café da manhã: Um sanduiche de pão integral com queijo branco ou ovo de capoeira, uma xícara de café com leite desnatado ou um copo de suco. Sempre usar adoçante.

·         Lanche: uma fruta (maça, pera, uma fatia de mamão, melão ou melancia são ótimas opções);

·         Almoço: Carne, frango ou peixe grelhado no azeite, uma colher de servir de arroz integral, uma concha pequena de feijão de preferencia verde e salada à vontade.

·         Lanche: um pacotinho de club social integral (ou assemelhado) ou uma fruta ou uma barra de cereal, ou um picolé de fruta.

·         Jantar: Uma omelete feita com 1 ovo, queijo branco, peito de peru e tomate ou salada + proteína (carne, frango ou peixe) ou uma rodela média de inhame + ovo mexido ou um prato de sopa de legumes + uma fatia de pão de forma integral com requeijão light.

·         Ceia: Uma xícara de chá; ou um iogurte light; ou uma xícara de leite com achocolatado light; ou uma fruta pequena.
·         Obs.: No preparo dos alimentos optar por azeite ou manteiga light. Se tiver problema com gases substituir o leite tradicional por leite de soja ou sem lactose.
                                                   
www.drfelipemendonca.blogspot.com.br