sábado, 25 de maio de 2013

ABDOMINOPLASTIA


 ABDOMINOPLASTIA



O que é abdominoplastia?
A abdominoplastia visa à correção funcional e estética da parede abdominal. Dependendo do tipo de anormalidade, pode ser necessária à correção dos elementos profundos, musculares, ou os da superfície, com a retirada dos excessos gordurosos, para isso lançamos mão da lipoaspiração associada.
Qual o paciente indicado para se submeter à abdominoplastia?
A referida cirurgia é indicada para homens ou mulheres que apresentam flacidez de pele, gordura abdominal em excesso provocando alteração inestética do contorno corporal.
Pacientes que apresentaram gestações sucessivas geralmente chegam ao consultório queixando-se de estrias e flacidez de pele bem como abaulamento abdominal, outra queixa frequente de flacidez são dos pacientes que sofreram emagrecimento excessivo seja por dieta ou cirurgia bariátrica, cabe ao cirurgião plástico a correção desses defeitos.
No homem também ocorrem alterações da parede abdominal, fundamentalmente por conta de flacidez da musculatura e devido a acúmulo gorduroso na porção abdominal inferior abaixo da cicatriz umbilical.
Qual o tipo de anestesia utilizada?
O tipo de anestesia a ser utilizada, nessa intervenção cirúrgica, pode ser combinado com o cirurgião ou com o anestesista em uma visita pré-operatória, em geral é realizada a anestesia peridural.

Como é feito o pré-operatório?
Depois de realizada uma consulta prévia com o cirurgião plástico, o paciente deve se submeter a uma série de exames pré-operatórios tais como: exames sanguíneos, avaliação cardíaca, ultrassom de abdômen total dentre outras a depender de cada paciente.
Como é feita a cirurgia?
Durante a cirurgia é realizada uma incisão com o mesmo posicionamento habitualmente utilizada na cesariana. Entretanto, é importante frisar que a incisão utilizada na abdominoplastia é bem mais longa. É feito então um descolamento amplo em toda a parede anterior e lateral do abdômen. Com este campo operatório preparado, a parede muscular pode ser examinada detidamente e as alterações corrigidas minuciosamente, como hérnias, diástase de músculos retos do abdômen, e até combinar cirurgias como colecistectomias (retirada da vesícula) ou histerectomias (retirada do útero).
Corrigidos os defeitos dos elementos profundos e superficiais, é feito então o fechamento da parede e a recolocação da cicatriz umbilical em sua posição normal. O paciente é posicionado na cama de forma semifletida (dobrada), o que impede a tração nos tecidos trabalhados. Em geral, a hospitalização para esse tipo de procedimento cirúrgico dura 24 horas.


 VÍDEO ILUSTRATIVO


sábado, 18 de maio de 2013

PRÉ OPERATÓRIO


DICAS ANTES DA CIRURGIA

REALIZO SEMPRE UMA ANAMNESE MUITO BEM ELABORADA PARA DETECTAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NOS PACIENTES, POR ISSO, SOLICITO EXAMES DE IMAGEM, ESTUDO O SANGUE , URINA E CORAÇÃO. HAVENDO ALGUMA ALTERAÇÃO, JÁ INICIO O TRATAMENTO OU ENCAMINHO A UM ESPECIALISTA, MINIMIZANDO ASSIM OS RISCOS CIRÚRGICOS.

 Preparo Pré-operatório
·         Jejum absoluto 8 horas antes da cirurgia
·         Trazer exames, risco cirúrgico e termo de consentimento.
·         Comparecer ao setor de internação do Hospital com uma hora  de antecedência para a cirurgia.
·         Banhos da região que será operada duas vezes ao dia, três dias antes da cirurgia com SOAPEX sabonete.
·         Depilação da região que será operada com cera 3 dias antes ou lâmina na noite anterior .

sábado, 11 de maio de 2013

PRÓTESE DE SILICONE

Prótese de Silicone
A escolha da prótese de silicone nos seios é um dos aspectos mais importantes envolvidos na cirurgia plastica de implante de prótese de silicone nos seios. Atualmente, existem diversos tipos de prótese de silicone disponíveis, que podem variar quanto a forma, tamanho da prótese de silicone, textura, perfil, marca
O conteúdo das próteses modernas é formado de gel silicone coesivo, que impede o vazamento, mantendo o formato da mama mesmo em caso de ruptura. Todos estes avanços contribuem para um resultado mais bonito, natural e seguro. Na maioria dos casos, a prótese de silicone é colocada em cima do músculo, por baixo da glândula mamária,. Os implantes tanto podem ser usados como um recurso estético quanto para a reconstrução de mama.  

LOCAL DO IMPLANTE DA PRÓTESE DE SILICONE


Na maioria dos casos, a prótese de silicone é colocada em cima do músculo, por baixo da glândula mamária. A inserção da prótese pode ser feita pela via axilar, pela aréola ou através do sulco infra-mamário (a dobra da mama), que é a localização mais comum.

Perguntas frequentes no consultório:

Quais os exames que toda mulher que tem silicone deve fazer?

Independente da mulher possuir ou não implantes de silicone, o rastreamento do câncer de mama deve ser feito com mamografia após os 40 anos, anualmente, segundo a orientação da Sociedade Americana de Cancerologia. "Nos casos de mulheres com risco aumentado para câncer de mama (exemplo: história familiar  positiva de câncer de mama) pode-se associar a ultrassonografia e/ou ressonância magnética quando as mamas são densas".

Qual ou quais exames faço para avaliar a integridade do implante? O que esses exames previnem/diagnosticam?

Para avaliar a integridade do implante, o exame mais indicado é a ressonância magnética. Porém, a ultrassonografia, quando realizada por um radiologista especializado em mama, tem boa sensibilidade para detectar rupturas.
A mamografia tem sensibilidade alta para diagnosticar o carcinomas in situ, nos quais o tratamento oferece cura em até 100% dos casos. Esses, em grande parte dos casos, correspondem a microcalcificações na mamografia. Carcinomas invasores pequenos também podem ser diagnosticados nas mamografias antes que sejam detectados na palpação das mamas feita pelo médico ou pela própria paciente. Tumores pequenos também têm alto índice de cura. A mamografia nestes casos pode mostrar um nódulo, Entretanto, um grande parte da lesões diagnosticadas na mamografia e mesmo na ultrassonografia ou ressonância magnética, correspondem a lesões benignas. Um exemplo é o fibroadenoma, que são nódulos de mama muito frequentes nas mulheres. Por isso os exames devem ser avaliados por médicos especializados antes de se optar por uma biópsia.

A prótese de silicone atrapalha a mamografia? O risco de câncer de mama aumenta com os implantes de silicone?
De maneira alguma. A mamografia pode ser realizada em pacientes que tenham implantes de silicone tanto abaixo da glândula como abaixo do músculo, sem prejuízo para a prótese e nem para a visualização de lesões mamográficas. É importante, no entanto, o técnico ser informado sobre a existência do silicone. Outro dado relevante é que implante de silicone não constitui fator de risco para desenvolvimento de câncer de mama.
Se eu não trocar a prótese mamária a cada 5 anos, ela pode romper e o silicone se espalhar por todo o corpo?

Não há um prazo específico para a troca e, com as próteses atuais mais resistentes e seguras, dificilmente a troca ocorrerá antes dos 15 anos. É possível usá-las indefinidamente, pelo tempo que permanecerem íntegras, mas sempre acompanhando através dos exames acima citados. Em relação ao rompimento, as próteses utilizadas no Brasil são feitas de gel coesivo (espécie de "gelatina bem consistente"). Se cortadas ou rompidas, o conteúdo não escorre. Por isso é importante o acompanhamento clínico regular  com mastologista após a colocação das proteses.