Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha, também conhecida como otoplastia, pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
A idade ideal para realizar essa cirurgia é na infância, ao redor dos 7 anos, pois evita que a criança cresça sofrendo “bulling” na escola, o que é muito comum nos relatos de consultório. A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O pós-operatório inicial o paciente fica alguns dias com a cabeça enfaixada, após o retorno no consultório é retirado o enfaixamento e colocado uma faixa parecida com a que os tenistas usam. Essa faixa é usada por 21 dias. De forma geral o paciente tem um pós-operatório tranquilo e grande satisfação com o resultado.